Ela está enroscada no sofá, esperando, uma bola de bebê e emoções. Uma pilha embaralhada de livros sobre gravidez, trabalho de parto, nomes de bebês, amamentação … nem mais uma palavra pode ser absorvida. Os suprimentos de nascimento são carregados em uma cesta de roupa suja, prontos para a ação. O freezer está cheio de refeições, a cadeirinha instalada, a câmera carregada. É hora de se apressar e esperar. Não é um lugar confortável para se estar, mas totalmente necessário.
Os últimos dias da gravidez - às vezes se estendendo por semanas agonizantes - são um lugar, tempo, evento, estágio distintos. É um tempo de intervalo. Nem aqui nem ali. Seu eu antigo e seu novo eu, equilibrados na beira de uma gravidez. Um pé em seu mundo antigo, um pé em um novo mundo.
Related: Gravidez Semana a Semana
não deveria haver uma palavra para este estado de ser, descrevendo o tempo e o lugar onde as mães permanecem, esperando para serem chamadas para frente?
Os alemães têm uma palavra, zwischen, que significa entre. Eu cooptiei essa palavra para meus próprios usos obstétricos. Quando sinto o desconforto e a tensão do final da gravidez em minhas clientes, sugiro que elas agora estão no Tempo de Zwischen. O tempo de intervalo, onde a abertura começa. Dar-lhe um nome dá-lhe dimensão, uma experiência mais próxima da admiração do que da resistência.
Eu digo a essas mulheres bonitas, redondas, inchadas e chorosas para ir com isso e ficar bem lá. Sinta isso, pense nisso, não o afaste. Escreva, cante muito alto quando ninguém mais estiver em casa, vá se comunicar com a natureza ou rasteje no colo de sua própria mãe para que ela possa esfregar sua cabeça até que você se sinta melhor. Eu digo aos seus homens para deixar de lado suas preocupações; este é um sinal precoce de trabalho de parto. Eu os encorajo a se isolarem se precisarem de espaço, a sair se precisarem de distração, a aproveitar as últimas horas desta vida como eles a conhecem agora. Eu tento dar-lhes permissão para seguir os puxões gravitacionais instintivos que estão funcionando dentro deles, tão reais e necessários quanto o trabalho de parto.
Os desconfortos do final da gravidez são fáceis de pesquisar no Google: pelve dolorosa, bexiga esmagada, tornozelos inchados, mamilos com vazamento, peso distribuído de forma desigual em uma circunferência que torna coçar uma coceira no nível do tornozelo um feito de flexibilidade. "Você pode se sentir chorosa e exausta", diz um site, "mas seu bebê está chegando em breve!" Anime-se, querida, você está tendo um bebê. Mais mensagens de que o que está acontecendo é incidental e insignificante.
Related: Uso de Maconha Durante a Gravidez
O que não temos é reverência ou relevância - ou mesmo uma compreensão funcional da vulnerabilidade e abertura que uma mulher experimenta neste momento. Nossa linguagem e cultura nos falham. Isso certamente explica por que muitas mulheres acham esse tempo tão complicado e complicado. Mas, reconheçamos ou não, esses últimos dias de gravidez são um evento biológico e psicológico distinto, essencial para o nascimento de uma mãe.
Não entendemos cientificamente os hormônios complexos em jogo que afrouxam seus quadris e sua consciência. Na verdade, este tempo desconfortável de dores é uma forma inicial de trabalho de parto em que uma mulher começa a abrir seu colo do útero e sua alma. Algum dia, talvez possamos quantificar esse avanço hormonal - a prolactina, a ocitocina, o cortisol, a relaxina. Mas, por enquanto, ainda está envolto em mistério, e só sabemos como medir o afinamento e a dilatação.
Eu acredito que isso é mais do que biológico. É espiritual. Para dar à luz, seja em casa em uma banheira de parto com velas e família ou em uma sala cirúrgica com máquinas e uma equipe neonatal, uma mulher deve ir ao lugar entre este mundo e o próximo, para aquela fina membrana entre aqui e ali. Para o lugar de onde vem a vida, para o mistério, a fim de alcançar para trazer a criança que é dela. Os contos heróicos de Odisseu estão conosco, todos os dias comuns. Esta mulher redonda não vai para a batalha, mas ela está indo para a beira do seu ser, onde todos os recursos que ela tem serão chamados para ajudar nesta jornada.
Precisamos de tempo e espaço para nos preparar para essa jornada. E em algum lugar, bem no fundo de nós, em um nível primitivo, nossas células, hormônios, mente e alma sabem disso e começam o trabalho com ou sem nossa consciência.
Eu chamo Zwischen em pré-natais como uma forma de oferecer conforto e, também, como uma forma de oferecer proteção. Eu vejo como é simples explorar e abusar desse tempo. Uma indução programada é sedutora, prometendo uma sensação de controle. A família com medo e confusa pode desencadear uma crise de confiança. Não somos uma cultura que espera por nada, nem somos crentes no nascimento normal; esperar por um bebê pode parecer insanidade. Dar um nome a isso a aponta para ouvir e desenvolver sua própria intuição. Isso, por sua vez, é um campo de treinamento poderoso para a maternidade.
Hoje, estou esperando que uma nova mãe adorável chamada Allison me ligue, para anunciar que seu Zwischen terminou e o trabalho de parto começou. Estou no meu próprio lugar intermediário, esperando. Minha oportunidade de crescer e abrir é um presente adorável que ela me dá, ao me escolher para participar de seu nascimento.